segunda-feira, 16 de julho de 2012

Eucaliptos no Alentejo?!...

O que não se pode fazer em terras com alto risco de desertificação é... plantar eucaliptos! Por isso, entre as populações do Alentejo, a notícia da plantação deste tipo de árvores não é sinónimo de reflorestação mas, isso sim, de mais um incentivo à morte lenta da paisagem e à extinção de toda a riqueza social que está associada à frescura dos campos!... Quem se não lembra das fontes de purissima água da Serra d'Ossa que, aos fins-de-semana, faziam a delícia das famílias e das crianças que subiam a Serra para lanchar à sombra das árvores e encher garrafões e garrafões desse precioso líquido que nos dispensava o recurso e o gasto em águas de marcas comercializadas?!... hoje, é triste atravessar a Serra... as fontes secaram e não se vê viv'alma!... Ganharam as celuloses, perderam as populações... e, como diz o povo, devemos sempre aprender com os erros!... Estranho é, por isso, que quem deveria saber o não saiba ou o troque por "meia dúzia de réis" que não aproveitarão -como nunca aproveitaram!- a ninguém... a não ser aos proprietários das celuloses que, além do mais, intoxicam o ar com as suas pestilentas fábricas (quem se não lembra de Mourão e de Vila Velha de Ródão?), afastando das terras os seus naturais e, naturalmente!, ainda mais, os turistas!... enfim... são opções!... pena é que o custo dessas opções seja o despovoamento regional decorrente da desertificação física e humana, irrecuperável por muitas e muitas décadas - como bem sabemos pela esperança infundada com que continuámos, inutilmente, a olhar a Serra na esperança de que recuperasse!... Não recuperou!... e ensinados desde crianças sobre o facto de nem sempre o mais fácil ser o melhor, para os alentejanos, esta é uma notícia tétrica -principalmente pela consciência de que esta é uma das regiões mais desertificadas e pobres da Europa...      

4 comentários:

  1. realidade... nada mais há a dizer... só perguntar:
    ONDE ANDAM OS VEREADORES... OS PRESIDENTES DAS JUNTAS DE FREGUESIA... OS PRESIDENTES DAS CÂMARAS????

    ResponderEliminar
  2. ... é caso para perguntar, Dulce... sem dúvida alguma! Obrigada!

    ResponderEliminar
  3. Este país está sequestrado por interesses espúrios, e parece que ninguém está disposto a mexer-se contra eles,como se fosse uma fatalidade inscrita no adn das nossas necessidades!
    O futuro é coisa impalpavel sem gente dentro,para esta cambada toda que se remete ao silêncio e passividade.

    ResponderEliminar
  4. Brites, faço minhas as suas palavras, cujo sentido tanto dizem da nossa consciência: "O futuro é coisa impalpável sem gente dentro"... Obrigada.
    Um abraço.

    ResponderEliminar