quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Definição de um Socialista... de Esquerda

O texto é de Manuel Alegre e vale a pena ser lido:
 
"O BOM E O MAU SOCIALISTA

O bom socialista é aquele que em diferentes circunstâncias diz as coisas sensatas que a direita gosta de ouvir: que é preciso rever a Constituição, fazer um pacto de regime, negociar um consenso com o Governo sobre
as medidas de austeridade.
O bom socialista defende que “ o arco da governabilidade” se restringe à direita e ao PS....
O bom socialista revela abertura para um eventual governo de coligação com os partidos da direita, ou só com o CDS, ou uma reedição do “bloco central”.
O bom socialista é sensível, atento e moderno quanto à necessidade de  imprescindíveis cortes e mudanças na Saúde, na Educação e na Segurança Social, tendo em vista diminuir o peso do Estado e dar lugar aos privados com apoio público.
...
O bom socialista aceita o aumento das desigualdades como consequência inevitável da globalização e considera que não há alternativa.
...
O bom socialista acha que o dr. Mário Soares é o maior político português, mas não devia ir para a Aula Magna promover iniciativas tendentes à convergência e mobilização dos descontentes com a política do governo.
****
O mau socialista teima em defender a Constituição, o Tribunal Constitucional e coisas tão arcaicas com o Serviço Nacional de
Saúde, a Escola Pública, a Segurança Social, os direitos laborais, o direito à cultura, a igualdade de oportunidades.
O mau socialista persiste em dizer a palavra socialismo, repete constantemente a palavra esquerda, opõe-se a governo de coligação dentro do “arco da governabilidade” e recusa-se a fazer do PS o
terceiro partido da direita.
...
O mau socialista vê a Europa como um projecto de paz e de prosperidade entre Estados soberanos e iguais e não como uma submissão dos mais frágeis ao mais forte.
...
O mau socialista acredita que ser europeu não é dissolver a Pátria.
O mau socialista continua a considerar que a razão histórica de ser do socialismo é a emancipação politica, social, económica e cultural dos trabalhadores e de todos os desfavorecidos e oprimidos.
O mau socialista dá razão ao Papa Francisco quando este denuncia que o actual poder económico está a transformar-se numa nova tirania.
O mau socialista é politicamente incorrecto e sustenta que há sempre alternativas.
Eu, pecador, me confesso: sou um mau socialista."
 
MANUEL ALEGREFundador do PS
 
O texto completo pode ser encontrado aqui: http://dotempodaoutrasenhora.blogspot.pt/p/jornal-publico.HTML
 
(via Raimundo Pedro Narciso no Facebook)

2 comentários:

  1. Fala como mau, vota como bom

    e omite o que é o meio tom, "nem peixe, nem carne", o nim, e outras coisas assim...

    ResponderEliminar
  2. ... Estimado Rogério,
    ... a verdade também requer que se diga que, nos tempos que correm, este tipo de argumento "erra o alvo" ;)

    ResponderEliminar