sábado, 10 de janeiro de 2015

O Preço da Liberdade: entre a Xenofobia e a Igualdade de Oportunidades

JE SUIS CHARLIE! - A Europa e o mundo uniram-se para gritar o apoio às vítimas do jornal Charlie Hebdo -um total de dezassete pessoas assassinadas em nome da oposição à Liberdade de Expressão! De facto, apesar do pretexto do massacre ser, do ponto de vista fundamentalista dos atacantes, a "vingança" do Profeta, a verdade é que o seu significado é a oposição à Liberdade de Expressão e só a cegueira integrista das mentes manipuladas pode reduzi-la à defesa de uma causa, no caso, a ficção psicótica de uma figura da história das religiões que, como todas as lideranças, passou a uma dimensão lendária que serve, também!, a construção e disseminação de um conhecimento deturpado dos factos e da teoria. O processo de alienação de massas ocorre entre os que se limitam a adquirir conhecimento pela transmissão oral de líderes que escondem, sob o pretenso ensino da respetiva doutrina, interesses materiais e obscuros com que escravizam os seus seguidores, conduzindo ao despertar de crenças e práticas elementares que servem esses propósitos, e que prosseguem alimentando e legitimando tráficos de armas, drogas e até de pessoas (pensemos nos raptos colectivos que aconteceram recentemente na Nigéria), numa lógica de consolidação de poder que dá às elites o enriquecimento e a visibilidade pública que decorrem da alienação e do medo, em troca da aquisição de um poder negocial que lhes é conferido pelo domínio dos recursos naturais e da exploração social dos territórios e dos povos em que encontram condições para se afirmar. O problema, complexo e multifacetado, não apresenta um só rosto e resulta da convergência de uma interação sistemática de circunstâncias estruturais e conjunturais, consolidada no tempo e que adoptou, a título de instrumento estratégico, a ideia de "expansão" para além dos limites geográficos originais da emergência ideológica que fundamenta o uso e o recurso ao pensamento religioso, no caso, islâmico. No mundo globalizado em que vivemos, a circulação de pessoas e bens, associada ao acesso público da comunicação através das redes sociais, facilita a difusão destes propósitos e generaliza a possibilidade de recrutamento de indivíduos que, fascinados pelo reconhecimento "dos seus" e a notoriedade pública que lhes é garantida pelos meios de comunicação, se disponibilizam para matar e morrer! E se a questão pode ser mais facilmente entendida em contextos espaciais e culturais generalizadamente pobres ou empobrecidos, onde a revolta colectiva justifica a adesão ao autoritarismo (simbolizado por uma ordem social imaginária que só a repressão concretiza), em contextos ocidentais, assentes em arquitecturas de valores inspirados pelos ideiais de Democracia e Liberdade, o problema torna-se, efectivamente, uma ameaça grave à segurança das pessoas e à preservação desses valores. Depois do 11 de Setembro de 2001 que assinalou com o terror, o medo e a morte, simbolicamente!, a abertura de uma guerra com repercurssões financeiras (até agora incontornáveis!) entre os representantes de dois dos modos civilizacionais que caracterizam o mundo contemporâneo, o confronto assumiu uma escalada de violência que se materializou, esta semana, em 3 dias de terror que jamais esqueceremos: os crimes perpetrados em Paris e o cruel e inesquecível ataque ao Charlie Hebdo, símbolo da liberdade de expressão, da criatividade e do livre exercício da cidadania! Temos agora, por tudo isto, que já implica uma dimensão de crime organizado contra as pessoas e a organização social, um problema para resolver e para o qual intelectuais, pensadores políticos, filósofos e líderes religiosos têm vindo a chamar a atenção com a contundência possível: o problema da segurança e da preservação inalienável dos nossos valores culturais e civilizacionais. Neste contexto, convém fazer convergir a nossa atenção sobre a problemática inerente à capacidade de proliferação de um pensamento autoritário e sanguinário numa cultura que, desde o final da II Guerra Mundial, tem cultivado a ideia da coexistência pacífica e que, designadamente, na sequência da construção política do espaço comum europeu, começou, exatamente pela previsibilidade da emergência da conflitualidade social, face à desigualdade e às assimetrias económicas, a falar e a esboçar ações e medidas que visam promover o Diálogo Inter-Religioso e as Políticas Sociais. A dramática realidade da exclusão social, da inexistente igualdade de oportunidades que sempre deixa de fora "as franjas" sociais isoladas nas periferias urbanas (ghettos de desemprego e de desenvolvimento de perigosas formas de economia paralela), assumiu-se, nos últimos 20 anos, como uma frente de combate a que é preciso dar resposta para evitar a "explosão social" manifesta na existência indesmentível de milhões de pessoas sem trabalho por esta Europa fora, votados ao abandono e ao estigma da marginalidade. Porém, os interesses financeiros e a ideologia dominante assente na valorização extrema do neoliberalismo económico, concorreram para levar ao poder, personagens políticos que ignoraram, progressivamente, a responsabilidade social e que, a pretexto da "crise" e do "resgate da banca", abandonaram o projeto de construção da Europa Social em nome da consolidação da economia do "Euro" - uma ditadura protagonizada pela Alemanha da Senhora Merkel a que os Aznar's, os Barrosos, os Blair's, os Cameron's e os Sarkozy's deram sustentação - quais Césares fascinados pelo protagonismo e o poder que, do alto do seu pedestal sustentado pela profunda ignorância histórica e cultural e pela ausência radical da sua consciência da necessidade de promoção efectiva de uma verdadeira política de solidariedade social, (que se não confunde com caridade e que é, apenas, a designação de uma Política de combate à privação material e de investimento numa efectiva igualdade de oportunidades) desprezaram a dimensão humana dos indivíduos e dos povos. De facto, se não há soluções para resolver ou evitar os problemas da violência social e da insegurança pública, a única alternativa é, além da penalização dos actos criminosos, investir na Educação e na Igualdade de acesso ao emprego e à integração social, a título de contributo para o desenvolvimento de uma resiliência que impermeabilize mais os jovens, face à potencial sedução que o integrismo e o fundamentalismo podem, sobre eles, exercer, na ilusória promessa de um protagonismo e de um sentido para a existência. Tudo o mais são paliativos demagógicos que servirão apenas para nos conduzir a incontornáveis dinâmicas de criminalidade e repressão! Fechar o Espaço Schengen, perseguir pessoas, fomentar a xenofobia e o racismo, propagandear ideias de Ordem Pública (de má-memória!) assentes na opressão e no medo, reduzindo as liberdades e os Direitos Fundamentais dos Cidadãos é o caminho para agravar a intensidade da tensão social em que vivemos, simbolizada, de forma trágica!, nos assassinatos que sacrificaram o Charlie Hebdo!... mas, para isso, precisamos de pessoas sérias, cultas, determinadas e incorruptíveis na Política, capazes de agir em função de prioridades sociais! A Europa precisa, urgentemente, de mudar de rumo na gestão política! É urgente uma ação, dita política!, que se converta numa efectiva gestão ética da Polis, e não em formas de governação protagonizadas por ignorantes, avarentos e submissos aos ditames dos organismos financeiros internacionais que representam os interesses particulares dos que são accionistas dos mecanismos que tutelam e em cujo topo não há religião, nem etnia mas, apenas e só!, a indefectível fé na defesa do lucro! É preciso devolver às pessoas os Direitos que lhes garantem que o espaço e a sociedade onde vivem é, efectivamente, o seu porque é de Todos!... Sim, JE SUIS CHARLIE!... Sim, JE SUIS AHMED! ... e não!... NÃO TEMOS MEDO! 

4 comentários:

  1. Que excelente texto escrito com toda a sensatez e talento que a caracterizam, minha querida Amigo.
    Como me orgulho de me dar a honra da sua amizade.
    Um terno beijinho deste seu fiel admirador

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    1. A honra é minha, meu querido Amigo, por merecer, além da sua amizade, as suas tão boas e gratificantes palavras :)
      Um beijinho com votos de um muito feliz fim-de-semana.

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    2. Bela prosa e belo pendamento, Ana Paula. Está lá tudo. Gostei muito na verdade.
      Beijinhos.

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    3. Obrigada pelas boas e gratificantes palavras, Miguel :)
      Fico feliz por ter gostado!
      Beijinhos

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