sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Dalai-Lama na Casa Branca


Apesar da pressão exercida pelas autoridades chinesas junto do Governo dos EUA e da pressão dos comentadores que insistiam na prudência e na atenção devida aos avisos chineses, em função dos interesses subjacentes às relações económicas entre os dois países, Barack Obama recebeu ontem, na Casa Branca, o Dalai-Lama do Tibete. O "press release" do encontro foi divulgado, entre nós, entre os apoiantes e amigos do Grupo de Apoio ao Tibete e está disponível no Blogue da própria Casa Branca (ler AQUI).

6 comentários:

  1. "Oficialmente, Dalai Lama não é recebido por responsáveis do Governo português, como é óbvio". Declarações de Luís Amado em 2007 a propósito da visita de Dalai Lama a Portugal.

    ResponderEliminar
  2. A diplomacia portuguesa, subserviente e preconceituosa, fica mal na fotografia sempre que alguém tem a coragem e a dignidade de, efectivamente, afirmar a Defesa dos Direitos Humanos, confrontando interesses de grandes potências cuja dimensão continua a ser, no nosso país,critério de decisão - "óbvio"!!!... o que dizer? no mínimo, que é triste esta pequenez de horizontes!
    Obrigado por lembrar este "episódio". Um Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Querida Ana Paula... eu nem queria comentar este post... sei que foi muito bom por parte do Obama, dar uma "oportunidade" a S.S. Dalai Lama, de o ouvir, mas pouco depois ouço na TSF, que a China já mandou chamar o embaixador americano. Sendo já tudo isto orquestrado. A China e os EUA protegem-se mútuamente, fazendo passar a mensagem do contrário...
    É muito triste saber, que os interesses de muito poucos esmagam os interesses de milhões.
    É muito triste saber que uma Nova ordem de ditadura mundial, ponha biliões desarmados e impotente e mais triste ainda, saber que quem está à cabeça dessa Nova Ordem, é a China!
    Essa é a realidade a que todos queremos fugir... mas a História não se compadece com os mais fracos... até à ruptura total.

    Um beijinho de grão de pó desencantdo, para um pirilampo que luta contra ventos e marés! :)

    ResponderEliminar
  4. Querida Fada do Bosque,
    É, de facto, inacreditável e doloroso ver como, em pleno século XXI, os países se comportam segundo códigos de valores que em tudo contrariam os mais elementares Direitos Humanos e dos Povos... ao considerar que os EUA estão a ingerir-se na política interna da China, não seria justo que os EUA afirmassem que a retaliação diplomática chinesa se constitui, ela própria, como ingerência na política interna americana... claro que esta argumentação nada adiantaria à causa tibetana mas, se a refiro, é para evidenciar a persistência do princípio dos "dois pesos, duas medidas" que apenas serve interesses próprios, lesivos dos direitos de muitos... e parafraseando com tristeza a minha Fada clarividente, é caso para dizer que continuamos a ter razões para pensar que "a História não se compadece com os mais fracos... até à ruptura total"... Esperemos que não!... nem que, para isso, seja necessário continuar sem aparentes resultados visíveis a nossa luta, silenciosa mas presente, sempre!, para dar voz às causas de ... todos nós!
    Um beijinho de pirilampo resistente para a sua Fada Amiga, Encantada e Valente :)

    ResponderEliminar
  5. Valem-me o seu discernimento e optimismo Ana Paula, para me aquecer o coração com palavras tão mágicas e encantadoras! :) Minha Querida Amiga resistente encantadora e iluminada! :))

    ResponderEliminar
  6. Fada do Bosque,
    Ao ler estas palavras ocorreu-me a lembrança de um livro chamado: "O Bosque Mágico"... um lugar onde o Geniozinho do Dia tomava conta de flores, árvores e animais enquanto houvesse sol e o Geniozinho da Noite fazia exactamente o mesmo enquanto houvesse no céu, o brilho das estrelas e da Lua. Encontravam-se todas as manhãs e todos os anoiteceres, quando um ia dormir e o outro acordava, cumprimentavam-se e cada um descansava feliz e tranquilo por saber que a vida no bosque estava sob o olhar atento do outro... Sempre pensei que sendo dois, eram o mesmo... pelo menos, para o bosque que era, na sua harmonia e diversidade, um lugar mágico... como o mundo que é afinal, o lugar de Fadas e Pirilampos :)
    ... Obrigado, Querida Amiga :))

    ResponderEliminar