quarta-feira, 12 de maio de 2010

Leituras Cruzadas...

Enquanto a quase-insólita visita de 4 dias do Papa Bento XVI a Portugal decorre entre manifestações públicas de grande dimensão que, além de diversas e onerosas, despertam curiosidade sobre os objectivos e fundamentos desta jornada num momento em que a revitalização institucional carecia de um sinal exterior de afirmação a que organização e marketing responderam de forma profissional, vale a pena registar alguns dos comentários e observações que denotam a percepção social do fenómeno para além do previamente preparado pela Igreja (leiam-se os textos de Sérgio de Almeida Correia no Delito de Opinião, de Palmira Silva no Jugular, de Marcelino Teles no Berdades da Boca p'ra Fora e de Raimundo Narciso no PuxaPalavra). Relegada para segundo tema mediático mas, ainda assim, de importância reconhecidamente crucial pelos cidadãos, a Economia portuguesa continua a ser notícia por razões preocupantes que, de forma mais ou menos simétrica, preparam as pessoas para a tomada de medidas políticas difíceis que afectarão a vida de todos nós de forma incontornável e que, por isso, requerem, a par da lucidez crítica, um sentido de responsabilidade social que não deve ceder, por um lado, à tentação demagógica e, por outro, à opção precipitada por instrumentos que se venham a revelar como dispensáveis (vale a pena ler os textos de Osvaldo Castro no Carta a Garcia, de MFerrer no Homem ao Mar, de Filipe Tourais no O País do Burro e de Daniel Oliveira no Arrastão)... Na agenda dos dias merecem ainda a nossa atenção, a propósito do que tem sido dito de forma injuriosa e profundamente injusta sobre Manuel Alegre, o artigo de Ferreira Fernandes no Diário de Notícias (que é destacado por T.Mike no Vermelho Côr de Alface), bem como a questão que Rui Bebiano designa, no A Terceira Noite, por "dança das cadeiras" e a reflexão para que nos remete Carlos Barbosa de Oliveira no Crónicas do Rochedo... A terminar, fica a sugestão de uma visita aos Rasgos da Ana Vidal.

8 comentários:

  1. Cara Amiga,
    Fico grato pelo favor da sua visita e pelo honroso link que fez. Muito obrigado.
    Quero aproveitar para nos congratularmos com as boas notíciqs sobre a conomia. Este Governo que tanto tem feito por Portugal, bem o merece!
    Manuel Ferrer

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas,

    Estas "Leituras Cruzadas"...as verdadeiras... que não se confundem com os plágios, estão muito prazeirosas...e não é por linkarem "A Carta A Garcia", o que, aliás, agradeço...mas pela qualidade das suas escolhas e opções.
    Muito grato,
    Abraço Amigo,
    Osvaldo Castro

    ResponderEliminar
  3. Referes no inicio do texto "Leituras Cruzadas...", a quase-insólita visita de 4 dias do Papa Bento XVI a Portugal. Tenho publicado no poet'anarquista uma crítica social com cartoons de Henrique Monteiro e quadras do POETA. Insólitos os cartoons e as quadras? Nem por isso!

    IMUNIDADE CELIBATÁRIA

    Anda cá meu lindo rapaz,
    Sabes bem que não faço mal!
    Fazes sim, deixa-me em paz…
    Coisas feias… achas normal?

    POETA


    TOLERÂNCIA PAPAL

    Não chores assim meu menino,
    Eles são todos uns brincalhões!
    Gente boa de Deus Divino...
    Brincando aos lobos papões !!!

    POETA


    PROCESSADO POR ENCOBRIMENTO

    Processado por encobrimento
    Em processo judicial?
    Santo Padre, como lamento…
    Esse pacto com o Mal!!!

    POETA


    HABEMUS PAPAM

    Habemus Papam ao almoço...
    Mais Papam no jantar??
    Com fumo muito espesso...
    Prá malta sofucar!!!

    POETA

    Um beijinho mordaz!!!

    ResponderEliminar
  4. O nosso agradecimento pelo link do Berdadeiro post "papal" bem como a "linkagem" de outros que já saboreamos. Obrigado

    ResponderEliminar
  5. Obrigado por me voltar a incluir nas suas citações, Ana Paula. É uma grande lisonja ser citado por uma Candeia com tanta qualidade e que bate aos pontos o meu modesto Rochedo.

    ResponderEliminar
  6. Um Comentário Cruzado

    Para dizer apenas em tom suave que uma vez lida a Homilia do Papa,duas ou mais sensações
    fortes (me)ficaram.
    PÔs-nos no sítio relativamente aos Santos mas tambem quanto às Descobertas:
    Missionação,Fé,interesses.

    Mas já quanto à projecção da Identidade portuguesa na Europa,fez-me lembrar Agostinho da Silva quando este dizia (ou avisava)
    sobre
    quem é que,afinal, estava a entrar no quê?...


    ANB

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana,
    Sempre com saudades de deixar uma palavra (mesmo que isso signifique um quase telegrama). De facto, estas leituras estão mesmo cruzadas... Repare-se: o Papa Bento XVI vem a Portugal, metade do país pára – uns de livre vontade, outros de reprimida vontade. Mas não há problema nenhum! O Senhor até sabe dizer o nome dos netos do Senhor Cavaco – e ele está tão emocionado. Não há problema nenhum – o nosso Primeiro (quase) diz que o Santuário Fátima é o marco do "Turismo Religioso" (que bom para a economia interna)... Nunca há problema nenhum – no fundo, no fundo até vivemos em democracia (mas católica).

    Grande abraço...

    ResponderEliminar
  8. À atenção de todos os Comentadores deste post:
    1 - Um grande abraço de amizade e agradecimento a todos os que aqui registaram o seu regozijo por este post: MFerrer, Osvaldo Castro, Berdades (Marcelino Teles)e Carlos Barbosa de Oliveira;
    2 - Obrigado, Poeta :) Um beijinho amigo;
    3 - Obrigado, A.N.B. pelo discernimento inteligente e incisivo deste comentário :)
    Um grande abraço por nos permitido partilhá-lo;
    4 - Jeune Dame: Fico sem palavras :) Disseste tudo... Obrigado por isso! Um grande, grande abraço!

    ResponderEliminar