sábado, 22 de maio de 2010

Obrigado, Mourinho!


Não tenho o hábito de escrever ou comentar futebol mas, hoje, não resisto! Acompanho o trabalho de José Mourinho desde o Futebol Clube do Porto e sinto-me, desde então, adepta incondicional das equipas de que é treinador! Porque, de facto, é simplesmente deslumbrante, a inteligência estratégica do melhor treinador do mundo!... Mourinho é português e sinto orgulho por isso!... O seu aturado e incansável estudo, esforço e determinação merece a admiração incondicional de todos! ... Um treinador faz uma equipa! - eis a grande lição!... Por tudo isto e pelo futuro: Obrigado, José Mourinho!

20 comentários:

  1. Aqui, incondicionalmente ao seu lado e na condição de mouro, também lhe agradeço!

    Julgo que alguns consultores estudam as práticas eos processos de comunicação para o desenvolvimento de quadros em técnicas de liderança.

    Para além de tudo, o JM é um "case study"...

    Abraço amigo e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Bom, olha eu também considero Mourinho excepcional em termos tácticos. Um dia ouvi/vi um jogo televisionado comentado por ele: aprendi mais futebol naquele bocado do que em anos de simples espectador!

    ResponderEliminar
  3. Por vezes é bom ser português e apreciar as qaulidades de trabalho deste Mourinho!
    Afinal sempre se pode vencer contra a opinião dos comentadores e das cassandras...
    O meu post é mais contido.
    O seu, Ana Paula, fala por todos nós!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Olá Rogério :)
    ... de facto, JM é um "case study"... e muito teriam a aprender com ele - atrevo-me a dizer :)
    Abraço amigo com votos de bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  5. Olá Vasco :)
    ... compreendo perfeitamente!... aliás, comecei a perceber futebol de uma forma semelhante mas, no meu caso, foi a ouvir Artur Jorge!... depois, apareceu José Mourinho e ... pronto! :)
    Abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  6. Caro amigo MFerrer :)
    Sinceramente, obrigado pelas suas palavras :)
    ... vou agora espreitar o Homem ao Mar :)
    Abraço amigo :)

    ResponderEliminar
  7. A competência de José Mourinho é inquestionável, assim se pudesse dizer o mesmo dos políticos que nos últimos tempos têm governado o nosso país. José Mourinho é de facto um verdadeiro profissional na área do desporto, mais concretamente o futebol. Todas as conquistas alcançadas reflectem a inteligência, esforço e dedicação pela profissão que exerce e pelos clubes que representa. A Selecção Nacional espera por ti para encheres de orgulho todos os portugueses que desejam ver Portugal Campeão da Europa e do Mundo . É caso para dizer, mas que GRANDE MOURINHO!!!

    Treinador de Nível 1,

    Carlos Galhardas

    ResponderEliminar
  8. Manda dizer se posso publicar o teu texto no meu blogue.

    Um beijinho,

    Cabé

    ResponderEliminar
  9. Ao Treinador de Nível 1, Carlos Galhardas,
    Obrigado pelo grande comentário a este post :)
    Um grande abraço :)

    ResponderEliminar
  10. Cabé,
    Claro que podes publicar o meu texto no teu blogue :)
    Fico muito feliz e lá irei espreitar :)
    Um grande beijinho :)

    ResponderEliminar
  11. Estou contente e a alinhar na festa. Mas também afirmo que as catadupas sobre Mourinho são apenas repetição com tudo o resto.E, se é certo, que como treinador é, e será um grande ganhador e excelente profissional, já como pessoa poder-se-á enfim admitir-se que é um bocado arrogante e dominador dos Outros.Pergunto:"algo encandeado e preferido dos deuses como só Ele,melhor o explicará"?

    A questão que queria aqui deixar é,porém, outra:Mourinho podia ter um discurso mais claro e frequente sobre a estupidez dos exageros que,à sua volta, se produzem?
    E,será que podia ajudar um bocadinho mais à descoberta dos portugueses que somos, uma vez que também nasceu em Setubal,mas sem que eu esteja para aqui a insinuar que aquilo que Mourinho viesse a dizer salva?...

    O que é que acha APF?

    ANB

    ResponderEliminar
  12. Caro ANB,
    Compreendo perfeitamente o que diz; contudo, apesar de não conhecer pessoalmente José Mourinho proponho duas "achegas" que são, como perceberá, meramente especulativas e que como tal, decorrem do levantar de hipóteses que, reconheço!, a minha admiração pelo seu trabalho pode tentar, excessivamente, relativizar: a) a forma de ser e estar de J.Mourinho pode ser uma forma de defesa relativamente ao exterior, antecipadora de ataques e má-fé; b) a sua determinação em tornar difícil, regulado e distanciado o acesso do exterior aos seus próprios bastidores pode concorrer para tornar inexpugnável o ambiente de trabalho em que preparar as equipas para o sucesso... A terminar, deixe que lhe conte, por pura curiosidade e simples "fait-divers": encontrei uma manhã, inesperadamente, J.Mourinho, no aeroporto e não confirmei a imagem de arrogância que dele se tem; pelo contrário, vi um homem tranquilo, sossegado, discreto, atento e simpático.
    Quanto à pergunta que, gentilmente, me dirige, deixe que lhe diga caro ANB: Mourinho, "per si", conhecido e admirado como é em todo o mundo, faz mais por Portugal do que muitas campanhas - e se o digo é por me ter impressionado o facto de, em 1979, na Turquia, quando se falava em Portugal, as pessoas sorrirem, entusiasmadas, repetindo: "ah! Eusébio,Eusébio"... por isso, mais que isso, deixo que seja J.Mourinho a decidir quando e se o quer fazer mas, não posso deixar de referir que o seu distanciamento público deste tipo de intervençõa também lhe permite a autoridade da autonomia e a não disponibilidade para a não manipulação - além de manter os seus admiradores sem brechas ideológicas...
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  13. Ana Paula Fitas,

    Este seu comentário, mais do que o texto do post inicial, deu-me uma ideia. Inspirou-me. Vai ter de ser. Vou ter de escrever uma carta aberta ao Mourinho. Será uma carta ao estilo do meu blogue. Avinagrando-lhe a imagem...
    Está dito, amanhã será feito

    Abraço agradecido por tão boa inspiração

    ResponderEliminar
  14. Saravah, minha amiga! :)
    deixa-me acrescentar ao teu comentário, de resposta a ANB, o seguinte:
    ... quase tudo tem um porquê... mas, talvez, J.Mourinho seja como a rosa de Angelus Silesius, floresce, porque floresce não tem porquê... e, se assim é, há que ter a humildade em o reconhecer e aplaudir... independentemente do fascínio/mistério - que faz mover milhões de pessoas em torno do futebol(?)

    para além de tudo, J. Mourinho tem bué de charme ;)
    um abraço + beijo desportivo

    saravah

    ResponderEliminar
  15. Caro Rogério,
    Fico feliz por ter contribuído para inspirar um post que me deixa, anturalmente!, curiosa. Amanhã lá irei espreitar :)
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  16. Saravah, minha amiga :)
    Saravah!
    ... tens toda a razão :)
    ... há pouco vi uma entrevista que ele deu hoje de manhã à TVI... inquestionavelmente, merece toda a nossa admiração!
    ... além do mais, como se não bastasse o 2mistério" do futebol e como bem dizes... "põe bué" nisso :)
    Abraço e beijo feliz pela alegria de ler as tuas palavras :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Lamento dissonar, mas não gosto de homens que festejam a sua vitória, repisando a derrota do(s) outro(s). Depois justificam-se com merdices, (peço desculpa), onde a indústria a que estão agregados é fértil.

    ResponderEliminar
  18. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Felicito-a por se juntar ao coro de congratulações, bem merecido, que José Mourinho recebeu face a mais este seu retumbante êxito desportivo como treinador! Sinto-me feliz pela frieza táctica com que molda as suas equipas, tendo sabido dispensar o mágico Ricardo Quaresma em fraca forma competitiva.

    É também certo que a sua base de jogo no FCPorto permitiu a Scolari levar a Selecção à Final do Euro 2004. E, portanto, o futebol nacional fica-lhe a dever muito com a taça UEFA 2003 pelo FCP, a Liga Champions 2004 pelo FCP, o 2º lugar no Euro 2004 pelas mãos de Scolari...

    Pena é que tenha vaticinado o insucesso da Selecção no Mundial da África do Sul...

    Espero que Deco tenha razão e tenha sido um aguilhão para espicaçar o sentido competitivo dos nossos jogadores, porque, em boa verdade, o primeiro jogo treino deixou no público e nos jogadores um sabor um pouco amargo...

    Tenho esperança que estas agruras iniciais sirvam para expermientar novas tácticas, afinar ritmos de jogo, ganhar a combatividade necessária para que possamos dignificar o nosso futebol. Porque se bem nos lembramos da última vez que jogámos com o Brasil fomos massacrados por 6-2. Faço votos para que com realismo e optimismo q.b. consigamos ir o mais longe possível, com fair-play, e com alma combativa como o fizemos com a Bósnia-Herzegovina!

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  19. Caro Fernando F.,
    ... pois... mas, de facto!, a competência técnica de José Mourinho é incontestável!
    Abraço.

    ResponderEliminar
  20. Carissimo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    Obrigado pela partilha desta lúcida visão sobre José Mourinho, da sua frontalidade à sua eventual intenção pedagógico-estratégica :)
    Solidária com os votos que aqui formula relativamente ao trabalho futuro da Selecção Nacional, ficam aqui, como sempre, para quem muito estimo, as minhas melhores cordiais saudações.

    ResponderEliminar