sexta-feira, 10 de junho de 2011

MULHERES - VÍTIMAS DO CRIME DE KHADAFI CONTRA A HUMANIDADE...

A imaginação tétrica dos homens não pára... e o pior dos seres humanos vem, infelizmente, demasiadas vezes, "à tona", nos momentos mais sangrentos da História. É por isso que, neste 10 de Junho, começo por falar de uma das mais medonhas realidades deste presente que tão afastado está, afinal!, do desenvolvimento humano, social, económico, cívico, tecnológico, político e cultural e da sociedade do conhecimento e da informação com que nos iludem os horizontes e nos inundam os dias... Soube-se hoje que, na Arábia Saudita, foram presas 5 mulheres por serem encontradas a conduzir... Ridículo e triste, não é? Castrador, medieval e desumano, no sentido em que denota a completa ausência do valor da Igualdade num país que se afirma -e é!- tão rico e poderoso! Uma vergonha triste para a Humanidade emancipada e livre que queremos SER!... mas, não! O pior do mundo não fica por aqui! E se é verdade que as mulheres têm sido sempre das maiores vítimas da História e de todos os seus conflitos, AS MULHERES USADAS COMO ARMA DE GUERRA, apesar de não serem, em contextos bélicos, uma realidade nova, conhecem agora mais uma monstruosa forma da sua exploração, tortura e total negação de direitos - designadamente, do seu direito à dignidade, em pleno século XXI: segundo ontem noticiaram as instâncias internacionais, na Líbia, Muammar Khadafi equipou as suas tropas de estimulantes sexuais para executar uma POLÍTICA DE VIOLAÇÃO DE MASSAS, prática absoluta e incontornavelmente hedionda e imperdoável, aos olhos de qualquer cidadão, de qualquer Tribunal e de qualquer juízo. A provar-se, a ordem de uso desta arma de guerra é destituída de qualquer possibilidade de defesa, de justificação ou de qualquer forma de atenuação, inventada ou a inventar, por qualquer tipo de argumento e de retórica! Muammar Khadafi não tem o direito de viver em Liberdade e o Mundo tem a Obrigação de o deter Perpetuamente, Sem Reservas... Já! 

2 comentários:

  1. Já não é a primeira vez que nesta nossa casa(?), falamos sobre sociedades, culturas. Para os ocidentais está errado este tipo de Sociedade. Mas...estará esta Sociedade certa? Para nós, ocidentais, sim! Mas imaginemos que os árabes tomavam as atitudes que os ocidentais tomam em relação à sociedae árabe. Imaginemos só, a mulher ocidental de burka. Imaginemos a mulher ocidental a ser tratada pior que animal. Isto a propósito de ocidente e oriente terem culturas absolutamente distintas, diferentes. Numa sociedade onde uma coisa pode sser aberrante, na outra pode ser normal, correcta. Podem a maioria dos orientais achar que a Sociedade deles, a sua vivência, é a que querem, a que gostam, a que está correcta. Nós, que apregoamos a democracia, a vontade do povo, vamos impor-lhes que se modifiquem? Claro que achamos, acho, que a sociedade em que eles vivem é retrógada, até talvez de terror, mas se a maioria aceita, gosta, não concebe viver de outra maneira, quem somos nós para tentar modificá-los!! Khadafi está errado? No nosso conceito, sim! Na nossa cultura, sim! Devemos tentar ajudá-los? Quem disse que queriam ajuda? Quem disse que queriam modificar a sua maneira de viver? É o nosso conceito de direitos humanos, que diz? É o nosso conceito de sociedade? O nosso conceito? Nosso? Nosso!?
    Na guerra do Ultramar, nos confrontos entre, os hoje chamados nacionalistas e as forças militares portuguesas, muitas vezes a frente dos nacinalistas eram mulheres e crianças. Isto faz de nós infanticidas?
    Abracinho

    ResponderEliminar
  2. Caro Zéparafuso,
    Obrigado por considerar este sítio "a nossa casa" :) ... peço-lhe, por isso, que me perdoe se estas palavras não forem tão justas para o seu comentário como o meu amigo me merece mas, reconheço!, estou demasiado, triste, irritada e deprimida com o país, o mundo e esta situação em particular. É por isso, meu bom amigo, que lhe digo: nestas questões de crueldade, violação e irracionalidade criminosa não posso , não sei e não quero entrar em considerandos teóricos... nenhuma antropologia, nenhum relativismo cultural, nenhuma postura ética, cívica, política ou social justifica a cumplicidade ou a omissão da condenação a atrocidades deste género... não, meu amigo, tenho a maior e mais absoluta das certezas de que nenhuma mas mesmo nenhuma das Mulheres Violadas o queria ser ou o perceba à luz de uma qualquer desculpa cultural... e se a sociedade masculina onde vivem, esmagadas ao poder de extermínio dos militares sem formação, defende estas práticas, elas, seguramente, são da oposição!....mesmo que o sejam caladas, silenciadas ou mortas. É por isso que a solidariedade e a denúncia de quem o pode fazer, o deve fazer.... e, por isso, fiquei feliz ao saber que a Turquia acusa Kadhafi de "atrocidades"... quanto aos infanticídios de guerra e às violações, meu amigo, não são generalizáveis mas, pesarão sempre na consciência dos seus autores, como tal!... e tal como não generalizo, de forma alguma!, a condenação ao povo líbio que muito gostaria de se ver livre do ditador, a minha condenação inequívoca e veemente vai para todos os que cumpriram a ordem do criminoso!... Espero que o peso que um dia a consciência lhes ditará, lhes baste para castigo... após a condenação mundial por Crimes Contra a Humanidade de que que Kadhafi tem que ser acusado! Um abracinho.

    ResponderEliminar