segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Paulo Morais, uma voz desassombrada...


Paulo Morais, ex-Vice-Presidente da CMPorto e actual Vice-Presidente da organização internacional "Transparência Internacional - Portugal" que, neste vídeo da RTP podemos ouvir, foi, há poucos minutos, o interlocutor da rubrica "Olhos nos Olhos" da TVI24 em que Judite de Sousa e Medina Carreira, vão analisando a realidade económico-financeira e política da sociedade portuguesa... Interessantissimas, as intervenções de Paulo Morais colocaram o "dedo na ferida" da maior parte das questões que inquinam a democracia no nosso país. Desassombrado, Paulo Morais afirmou que o caso BPN deve ser o maior atentado à democracia, nomeadamente por se tratar de um Banco cujo processo tem, desde a sua génese, uma origem política e cujo processo decorreu de uma privatização cujos ganhos e prejuízos acabaram por ser pagos pelo Estado que acabou por devolver a gestão da instituição aos privados!... mais!... afirmou, sem medo nem reservas, que a corrupção, nos útimos 10 anos, aumentou, em Portugal, ao ponto dos indicadores internacionais terem descido a nossa posição de um 23º para um 30º lugar. Afirmou ainda que a maior parte dos negócios decorre da especulação imobiliária com terrenos e que os bancos são cúmplices destas "negociatas"... mas, nem sequer ficou por aqui: declarou, sem titubear!, que os políticos "desde que se profissionalizaram" (condição decorrente do facto de "serem sempre os mesmos") têm vindo a produzir legislação de forma a "ninguém perceber nada" - porque, por outras palavras!, muitas das regras contrariam a essência do que está a ser legislado, viabilizando a sua legitimação. Extraordinária foi ainda a exemplificação de que se socorreu: não é normal que os políticos ligados à Comissão da Defesa trabalhem na mesma empresa de advogados em que trabalhavam os representantes dessa área no governo anterior e que esta realidade esteja presente em todas as instâncias do sector... disse mais!... Disse tanto que todos os cidadãos, num regime democrático, deviam ter acesso às suas palavras, aos seus comentários e às suas denúncias!  Para que melhor pudessem pensar e falar sobre a Europa e o país em que vivemos!

7 comentários:

  1. Confesso que nao conhecia este senhor. Parece ser uma pessoa de coragem mas nao basta ficar pelas palavras. O poder e a corrupção actuais existem porque nao ha uma agregação geral e forte devido a que os portugueses sao muito desconfiados. E quem beneficia? Os mesmos de sempre!

    ResponderEliminar
  2. Caro Bruno,
    Eu também não conhecia o senhor cuja coragem, como o Bruno bem diz, é notável e deveria ser um ponto de partida para uma acção eficiente e concertada contra as práticas de corrupção que inquinam a democracia, a política e a economia.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  3. Olá Ana Paula, olá Bruno

    É muito triste um país em que quem nos devia representar, representa mas é grupos financeiros, corporações e interesses pessoais!

    Eu já uns anos (sobretudo desde a sua atribulada saída da CM do Porto) que ouço falar e presto atenção a Paulo Morais, e louvo a sua coragem no meio deste deserto... são poucas as vozes que se atrevem a denunciar, o que se é condenável, até é compreensível, sobretudo depois de ver o que lhes acontece nesta reportagem de Abril 2010, onde Paulo Morais é também uma das vozes.

    Uma realidade que precisa de mudar, mas que precisa de muita gente a deixar de pactuar com a corrupção. Devia começar pela Assembleia? Devia, mas por aí já vimos que não vamos lá...

    Abraço, e bom ano

    ResponderEliminar
  4. Voz desassombrada, realmente.

    E denunciado com todas as letras
    o descomunal escândalo do BPN.

    Como disse o Joe Berardo,
    o próprio Cavaco Silva
    já deveria ter pedido
    a exoneração de
    Presidente.

    Louvável, sim,
    a liberdade de crítica,
    denúncia e expressão de pensamento!

    ResponderEliminar
  5. Bom dia, Manuela :)
    Obrigada pelas avisadas palavras e a boa partilha... temos muito caminho para andar, não é?
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  6. Bom dia VBM :))
    Votos de um Bom Ano e sim, obrigado pela partilha da reflexão. Pela Liberdade de Expressão e pela Transparência Democrática que não podemos perder.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  7. Bom ano para todos.

    Minha cara Paula vim aqui parar via Aspirina, como a minha amiga continuo a ser um visitador.

    Quanto ao Paulo...é sem duvida um caso sério de coragem. Só que o sistema está podre, senão mesmo a nossa sociedade no seu todo.Indignados? Onde?

    Um grade abraço minha cara com saudade dos tempos em que tínhamos partido.

    ResponderEliminar