quarta-feira, 20 de julho de 2011

A Alma e o Corpo - Da Somália à Revolução do "Rating"...


A ONU declarou 2 regiões do sul da Somália como zonas de fome... há dias tinhamos escrito (ler aqui) que, em pleno século XXI, não há desculpas para a fome!... e a verdade é que, se nem desculpas há para que os chamados "países desenvolvidos" vivam as sequelas de uma crise artificial criada pela virtualidade dos "mercados" que a lógica económico-política e financeira da contemporaneidade inventou e levou ao absurdo, em nome do lucro de anónimos grupos milionários que vivem da especulação em que assenta a exploração de milhões de seres humanos, como podemos, cidadãos e organizações internacionais, compreender a Fome das Somálias dos nossos dias?... Há um tempo em que se torna inequívoca a hipocrisia e em que nenhum argumento serve para justificar o injustificável... porque a Humanidade é um mesmo corpo e uma mesma alma... e é também absurdo querer recuperar só uma das partes do que é, afinal!, uma mesma unidade! Uma efectiva revolução cultural e política requer e exige mudanças políticas e económicas que alterem a lógica do "rating" que nos domina e tornem o mundo financeiro objecto de avaliação e de "rating" dos objectivos humanos que, pelo menos, desde 1948, com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, estão definidos e reconhecidos por todos os povos do planeta!

6 comentários:

  1. Bem dito, Ana Paula, como sempre!

    Inadmissível a oligarquia em que este mundo se tornou! Eu proponho seguir os conselhos de Annie Leonard e declarar guerra aberta às grandes multinacionais que controlam políticas e os média, começando por exigir que cada estado lhes restrinja os direitos: as empresas anónimas NÃO SÃO PESSOAS e não podem ser tratadas, à luz do direito, como tal. Indo mais longe, deviam ainda os cidadãos EXIGIR aos seus políticos legislação para dar um prazo a que as multinacionais se extingam subdividindo-se em empresas de muito menor tamanho com rostos responsáveis pelos seus actos.

    Beijinhos e obrigada pelo alerta!

    ResponderEliminar
  2. Manuela :)
    ... excelente texto este contributo para o grande, enorme problema a que a globalização conferiu uma dimensão monstruosa e gigantesca!!!... vou ler os conselhos de Annie Leonard e, provavelmente, escrever ou, se me permitir, publicar o texto que aqui deixa em comentário como post, devidamente identificado com o nome e o blogue da autora :))
    Aguardo :))
    Beijinhos, Manuela... e, uma vez mais, obrigada!

    ResponderEliminar
  3. "Vemos ouvimos e lemos. Não podemos ignorar...."

    Estou doente só de ver aquelas imagens e pensar que cada um de nós poderia estar naquele lugar.

    Que políticos os nossos que continuam a ter dinheiro para as armas e não têm dinheiro para acudir ao seu povo a morrer de fome....

    Será que este mundo perdeu de todo a sanidade mental e que esta chacina não lhes revolta a alma nem nem lhes perturba os sonos....?

    Ninguém tem culpa das grandes secas mas se sabem que elas existem porque não procurar maiores armazenamentos de água...??? E alimentos.

    ResponderEliminar
  4. "A humanidade é um mesmo corpo e uma mesma alma...

    Essa frase diz tudo, dói a fome dos nossos irmãos, revolta-nos!

    Abraços da Mery.

    ResponderEliminar
  5. Luís...
    ... é tão verdade tudo o que diz! As imagens são de uma violência insuportável como insuportável é aceitar a inércia planetária que mais indicia sérios distúrbios da racionalidade humana, quando ao invés de investir no mais elementar -água e recursos alimentares!- continuar a investir em armas e na especulação... é ignóbil, Luís... Incomensuravelmente, ignóbil... e é esta inqualificável postura colectiva protagonizada politicamente que não temos o direito de calar...
    Abraço.

    ResponderEliminar
  6. Mery,
    ... permita-me que repita, em sinal de concordância, as suas palavras: "dói a fome dos nossos irmãos, revolta-nos!" - é tudo, minha maiga! É tudo e não é pouco porque dói mesmo muito... demais!
    Abraços.

    ResponderEliminar