terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Da Transparência na República - ou da falta dela...



... muito há a pensar e a dizer sobre o significado da transparência na "res pública" e sobre o seu valor enquanto regra de ouro da responsabilidade social que deveria presidir à governação, à prática política e à cidadania, enquanto testemunho do interiorizar dos princípios da liberdade, da igualdade e da pluralidade. Contudo, tal é a dimensão desta problemática, desencadeada essencialmente pela constatação da sua relativização e do desprezo a que é votada, em particular por acção dos protagonistas do poder económico, social e político, que mais vale ir apresentando a questão, caso a caso, de modo a que o seu contraditório a não elimine, por artes da pura retórica e de alguma sofisticada demagogia sempre disponível para efeitos afins... e se Portugal tem acumulado múltiplas dúvidas sobre casos de natureza judicial, neste momento, dada a proximidade das eleições presidenciais, requeria-se que os candidatos assumissem a sua quota de responsabilidade na prestação de contas aos eleitores que, democraticamente, por sufrágio universal, irão eleger o próximo Presidente da República. A evidência lógica deste válido raciocínio de senso-comum torna assim incompreensível a obstinação de Cavaco Silva em não responder às interrogações que a sociedade coloca às suas relações com o BPN e a SLN... Aliás, remeter os cidadãos para o site da Presidência da República é uma opção pouco lúcida que mais suspeição desperta sobre a matéria, por denotar o recurso ao estatuto do mais alto cargo da Nação para efeitos de esclarecimento de atitudes individuais exercidas no simples exercício da condição de cidadão. Cavaco Silva tem mais a perder do que a ganhar com esta recusa em responder, com clareza e frontalidade, a todas as questões que o assunto coloca à opinião pública... mas parece ser o único a não perceber isso, assumindo uma atitude que facilmente se confunde com a arrogância e com uma representação da sua existência social próxima da imagem que a expressão "acima da lei" evoca.

5 comentários:

  1. Cavaco remete os cidadãos para o site da Presidência da República...

    Sem mais nenhuma outra forma de esclarecimento.

    Tique das novas tecnologias Socráticas...

    Se não sabem navegar ficam às escuras,

    Que é como quem diz:

    Assim não terei que enfrentar a opinião pública.

    Amen!

    ResponderEliminar
  2. Oportunidade de oiro:
    Nunca um candidato a Presidente da República recebeu dos adversários uma oportunidade igual à que foi dada a Cavaco Silva. Se realmente andam a enlamear a sua imagem como diz tem a oportunidade de pôr KO os seus adversários. Apresente as provas em com não está comprometido com o caso SLN/BPN e praticamente tem a sua reeleição garantida. Aliás, quase afirmo que não precisa de fazer mais campanha eleitoral.
    Mas como diz o provérbio quem tem cu tem medo. E a prova disso consiste em que Cavaco está comprometido até aos cabelos com a SLN/BPN, Oliveira e Costa, Dias Loureiro e tantos outros. Não há nada mais prejudicial para o País que ter o seu Presidente refém de negócios escuros. Como podemos dar o nosso voto a pessoas que diz que tem provas e não as apresenta? Se até ao fim da campanha eleitoral Cavaco não as apresentar demonstra o que digo em cima: é refém dos negócios em que se meteu.
    Depois: A encomenda é igual ao cabaz.

    ResponderEliminar
  3. Espero que os outros candidatos continuem a bater nesta tecla, apesar que haver entre eles uma alma muito sensível e preocupada com os supostos "ataques pessoais na campanha"...Com este Cavaco escusa de se preocupar.

    Beijinho
    :))

    ResponderEliminar