domingo, 30 de janeiro de 2011

Cairo, Londres, Paris - Os Museus da Minha Vida













Os Museus são máquinas do tempo... fantásticas, encantatórias, inesquecíveis... revisitei na minha memória, a propósito da Revolução no Egipto a que El Baradei chamou "os dias mais felizes das nossas vidas", as Pirâmides de Gizé a que subi numa tarde do sol escaldante da minha adolescência num daqueles momentos únicos que marcam para sempre as nossas vidas e, naturalmente, o Museu do Cairo... seria porém injusta a sua evocação sem referir outros 2 museus que guardo no património do que sou, os Museus Britânico em Londres e Jeu de Paume em Paris... deles, e por esta ordem: Cairo, Londres e Paris, deixo 2 imagens de cada um... para uma viagem partilhada...

9 comentários:

  1. Cara Ana Paula Fitas
    Que bela ideia a sua...
    Partilho consigo e com entusiasmo esta viagem museológica que também já realizei, entre outras, aproveitando para deixar uma breve mensagem:apesar da consciêcia existente relacionada com os museus, como instituições de salvaguarda da memória colectiva, como equipamento cultural e educacional, sabemos que ainda persiste, ao nível do senso comum, uma visão que identifica os museus como "locais de coisas velhas", onde ainda se encontram exposições "cheirando a naftalina" que não contribuem para o entendimento das suas mensagens e pouco se preocupam, por vezes, com a formação do público visitante. Muito há ainda a fazer para enformar e conformar as mentalidades no que concerne a salvaguarda do património nestes espaços que, de facto, nos permitem voar no tempo e contemplar a obra do ser humano em permanente evolução, porque a História evolui em espiral...
    Um beijinho amigo e feliz :)
    Ana Brito

    ResponderEliminar
  2. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Subscrevo a importância destes Museus como Património Mundial da Humanidade. Não conheço o último, mas do primeiro pelo arcaísmo das suas condições física deu-me a sensação que estava a recuar quase um século, como se estivesse a visitar um Museu no início do século XX. Apesar disso a protecção dada ao espólio do Museu do Cairo apesar de utilizar recursos arcaicos pareceu-me bastante grande.

    Sem estas obras histórico-artísticas, que nos sensibilizaram como inspiradoras da nossa Civilização e como espólio insubstituível da Humanidade, preservadas as nossas sensibilidades estéticas e os nossos conhecimentos das sociedades do passado seriam muito mais limitados.

    Agradeço as belas fotos que a Ana aqui nos deixa destas peças insubstituíveis que nos falam da História do Homem como um Ser uno apesar das diferenças de Cultura, de Religião, de Espaço e de Tempo que cunham a especificidade de cada destas peças.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  3. Cara Ana Brito,
    A Museologia é uma técnica e uma arte que, cientificamente, muito pode fazer pela pedagogia de que carece a cultura...
    Obrigado por ter gostado :))
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Carissimo Amigo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    ... sou eu quem agradece as generosas e sábias palavras que aqui regista e partilha e que eu espero nos sirvam a todos para nunca minimizarmos o papel da cultura na construção da identidade do que fomos, somos e podemos contribuir para vir a ser... o nosso futuro será o que conseguirmos fazer com a nossa identidade!
    Receba, com a consideração e a admiração de sempre, as minhas melhores saudações.

    ResponderEliminar
  5. Ana Paula
    Lindas lembranças que ficam.
    Abraço da amiga brasileira,
    Dani

    ResponderEliminar
  6. Dani,
    ... é mesmo! "Lindas lembranças que ficam"!
    Obrigado!
    Abraço da amiga portuguesa,
    Ana Paula

    ResponderEliminar
  7. Minha Amiga :)))

    ...cá chegaram direitinhos, os postais e Escaravelho que me encaminhas-te e que guardo como relíquia... e mais a « imensidão do mar e a auréola luminosa do sol do egípcio» e o prenuncio do, agora, acontecer.

    Abraço e saudades
    M.José

    ResponderEliminar
  8. Minha Amiga :)))
    ... que bela evocação e que sentida alegria me provocou!!! Tu sabes!... resta-me acrescentar o humilde e infantil agradecimento pela referência ao "prenúncio" :))
    Saudades, Minha Amiga... um grande abraço de olhos brilhantes :))

    ResponderEliminar