domingo, 2 de janeiro de 2011

Chile - Sismo de grau 7.1 ...


Voltei hoje a casa, depois de uns dias no Alentejo... fazia frio, é certo - como no resto do país, aliás... mas, o calor que se retira dos regressos é sempre maior que o frio gelado do ar que se respira... cheguei e encontrei belos e calorosos comentários e, apesar da crise, sinto que o Ano Novo é sempre dentro de nós... por isso, escolhi a voz de Katie Melua para dar vida ao post anterior, numa espécie de dádiva partilhada da serenidade destes primeiros dias de Janeiro... agora, vinha, atrasada mas ansiosa, falar do discurso de Dilma Roussef, Presidente do Brasil... porém, o terrível sismo que abalou o Chile este fim de tarde (ler aqui e aqui), deixou-me sem palavras... de magnitude 7.1 na escala de Richter, o sismo com que os chilenos iniciam 2011, ocorreu no sul do país, numa região habitada por 800.000 pessoas... ainda não há registo de dados capazes de ilustrar a dimensão dos danos mas, certo é que a natureza continua a surpreender-nos de formas ora belas, ora aterradoras e que, por isso, devemos manter acesa a consciência da importância da nossa luta comum por um mundo que substitua os investimentos bélicos e a lógica do lucro, pela investigação e o apoio social aos cidadãos que, por todo o planeta e pelas mais diversas razões, ficam, subitamente, reféns de fenómenos e factos que transcendem a nossa presunção de controle da realidade. Solidariedade é a primeira grande mensagem de 2011. Hoje, com o Chile!

2 comentários:

  1. Tenho a convicção que as pessoas não fazem a noção do quanto se gasta em guerras e me "defesa"... fica aqui os valores oficiais (o reais serão certamente superiores!) não se assuste se não conseguir ler o valor total!!!
    Quanto ao terramoto... faz parte do contrato, o mais triste é que já possuímos arquitectura capaz de suportar eventos semelhantes (e não estou a falar dos arranha-céus!!!) mas não se constrói nada disso...

    ResponderEliminar
  2. Talvez não fosse pior converter-se, Ana Paula Fitas. É que, sabe, o Chile é um interessante exemplo de que como a investigação pode ser inócua, e a ajuda governamental, populista. Não fosse a Acção Social da Igreja e os pobres chilenos só teriam solidariedade...verbal!

    ResponderEliminar