domingo, 16 de janeiro de 2011

Da Comunicação Social Portuguesa à WikiLeaks...

... talvez seja bizarro o título deste post mas, não me ocorre melhor para referir 2 exemplos estranhos mas, significativos do que acontece na comunicação social deste país à beira-mar plantado: a) como justificar que o caso da Aldeia da Coelha não tenha sido analisado à luz das suas maiores evidências? Dou apenas como exemplo, para as mentes distraídas!, que, ainda há dias, o Banco Português de Negócios e a Sociedade Lusa de Negócios eram tema de primeira página, tendo desaparecido literalmente com o silêncio que Cavaco Silva decidiu para si próprio sobre o assunto; as questões que se colocam são, por um lado, a de saber, qual a razão porque se não aprofundam e esclarecem as relações interpessoais subjacentes ao problema já que nelas se destacam "pormenores"(?) tais como o do banqueiro ter integrado, com destaque, a governação de Cavaco Silva, ter sido ele e o seu banco quem vendeu e comprou acções a preço "da chuva" a Cavaco Silva que jurara nunca ter comprado ou vendido coisa alguma ao BPN/SLN e que agora se vem a saber da coexistência de ambos e do amigo Dias Loureiro (que, por motivos próximos, saiu do país há meses sem dar sinal, escondido algures num resort qualquer, depois de jurada inocência sobre tanta fraude e corrupção, ele próprio também ex-Ministro de Cavaco Silva) na dita Aldeia da Coelha?... finalmente, neste primeiro exemplo, cabe ainda a pergunta: Cavaco Silva impôs silêncio a si próprio mas, pelo que se constata, esse silêncio tem extensões complexas ou perigosas, não sei mas, seguramente, opacas e suspeitas. b) sobre o 2º exemplo a que pensei referir-me, as perguntas são 2 mas são simples: que razão justifica que o maior comício da campanha de Manuel Alegre não tenha aparecido nas televisões, contrariando a lógica de toda uma campanha que, diariamente e várias vezes por dia, percorre os noticiários com a ilustração das actividades de todos os candidatos??? ... pois... é por isso que me ocorreu a referência ao WikiLeaks... sem um trabalho de transparência o mundo não seria a mesma coisa!... Ora, não esqueçamos que afinal de contas, nós queremos um mundo diferente! Um Mundo Melhor!
(Também publicado no Alegro Pianissimo)

4 comentários:

  1. Evidências!
    Então na SIC, mas não só, é por demais.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Cara Ana Paula Fitas

    Não sei se tem filhos, ou mesmo um cônjuge que trabalhe a recibos verdes há mais de 20 anos, com formação superior e com um rendimento a 11 meses, sem direito a subsídio de desemprego, a doença antes dos 30 dias e que de 1000 € se veja obrigada a pagar a partir de Fevereiro (relativo a Janeiro) 29,6% deste valor para a segurança social, fora os 21,5% para IRS, fora o seguro de trabalho obrigatório de mais umas dezenas de Euros/mês.

    Não sei se concorda comigo também que estas eleições poderiam ser feitas com orçamento de base zero, pois neste tempo já não se mudam orientações pela opinião de uma qualquer televisão.

    O que sei é que enquanto Manuel Alegre aufere rendimentos duplicados e ainda passa por doutor, muitos verdadeiros licenciados e mestres hoje não tem pão para dar aos seus filhos, nem subsídios...nada! A miséria ou a emigração esperam-nos!

    E isso é que é verdadeiramente importante, a solidariedade dos actuais privilegiados com emprego assegurado versus os que nada têm. Já ouviu Manuel Alegre fazer menção a estes desgraçados (e não, não são apenas jovens, há muitos quarentões e cinquentões) espoliados por quem sempre fez de cigarra?

    Não sei se MA usa o PS como veículo ou não, já acreditei em Manuel Alegre mas isso foi antes de ele mudar de posição como o vento!

    Obrigado pelo seu sítio

    ResponderEliminar
  3. ...ai, ai tantas coelheiras a necessitar desinfecção!...já não há creolina no mercado?

    Grande Abraço
    M.José

    ResponderEliminar
  4. Subscrevo a perguntas que coloca e as denuncias à opacidade orientada dos nossos media. Coloco uma outra questão: por onde andam as sondagens? (ou os resultados delas?)

    ResponderEliminar