domingo, 9 de janeiro de 2011

Leituras Cruzadas

Por estes dias, a especulação sobre a intervenção do FMI na economia portuguesa tem estado na ordem do dia... por motivos vários, é certo! Pelos interesses externos protagonizados pelos mercados e pelos interesses partidários internos que não resistem à campanha eleitoral em curso para fazer alusões ao que, de facto, esperam do resultado destas eleições. Vale, por isso, a pena ler o post de Seixas da Costa no Duas ou Três Coisas e reflectir na proposta de Ana Gomes no Causa Nossa... A verdade é que a capacidade crítica de que o caso brasileiro é exemplo (leia-se o texto publicado por Eduardo Marculino no História Viva) e de que a memória e a História de Portugal nos deixa marcos grandiosos de dignidade e coragem (leia-se o texto de Osvaldo Castro no A Carta a Garcia), nos obrigam a repensar o interesse nacional em termos que estão muito além dos interesses corporativos e partidários (atente-se no post de Rodrigo Manuel no Folha Seca)... Vale também a pena, por tudo isto, ler as reflexões e comentários que as próximas eleições presidenciais merecem a muitos portugueses, como é o caso de Ariel no Cirandando, de Miguel Gomes Coelho no Vermelho Cor de Alface, de Pedro Correia no Albergue Espanhol, de Vitor Dias no Tempo das Cerejas, de Rogério Pereira no Conversa Avinagrada e de Rui Namorado no Alegro Pianissimo. Enquanto isto, a realidade, complexa e paradoxal, merece a nossa melhor atenção... para que continuemos a pensar pela nossa cabeça!... e, a este propósito, sugiro ainda a leitura sobre o caso passional que deu origem a um crime chocante, publicado por Eduardo Pitta no Da Literatura.

8 comentários:

  1. Ana Paula,

    Obrigado pela gentileza.O Coronel Vitor Alves merecia a Homenagem.Indiscutivelmente!
    Abraço,
    OC

    ResponderEliminar
  2. Miguel,
    É justa e merecida a referência... por isso, quem agradece, sou eu :)
    Abraço.

    ResponderEliminar
  3. Caro Osvaldo,
    ... não foi por gentileza que o referi... foi por sentir no que escreveu a admiração que partilho da parte de quem melhor que eu viveu, "por dentro", o 25 de Abril.
    Obrigado.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Cara Ana Paula
    Honra-me a sua referência. Com o inicio oficial da campanha, manterei as "presidenciais" como tema prioritário. Obrigado.

    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Caro Rogério,
    É justa e merecida a referência. Agradecendo as suas boas palavras, vamos em frente... por um Portugal que se não afaste de vez do País de Abril que ainda aquece os nossos corações e alimenta a nossa razão e o nosso imaginário.
    Grande abraço.

    ResponderEliminar
  6. Olá, Ana Paula Fitas.

    Obrigado pela menção.

    Saudações.

    Rui Namorado

    ResponderEliminar
  7. Cara Ana Paula Fitas
    Agradeço a referência.
    Abraço
    Rodrigo

    ResponderEliminar