sábado, 29 de janeiro de 2011

O Egipto - Da Democracia a El Baradei e ao Museu do Cairo...




Os efeitos da Revolução do Jasmin lembram um rastilho... como se o Mediterrâneo aguardasse um sinal de coragem e rebeldia de cidadãos cansados da asfixia democrática a que, há décadas, têm sido sujeitos... é verdade que se receia a implosão revolucionária das potenciais democracias no Magrebe, pelo contágio oportunista e manipulador de algum resquício de integrismo fundamentalista mas, a verdade é que é preciso dar a saber que confiamos e precisamos da solidariedade de todos, para que a Europa, designadamente a Europa do Sul, o Magrebe e, consequentemente, o Médio Oriente, renasçam culturalmente sem medo da arte, da criação e da liberdade que nos permitiu o conhecimento, a filosofia e a tecnologia... todos juntos fariamos, seguramente!, um mundo melhor para todos!... entretanto, enquanto se aguarda o desenrolar dos acontecimentos, é de registar, no Egipto, por um lado, a notícia da prisão domiciliária (ler aqui) de Mohamed El Baradei, Prémio Nobel da Paz (na fotografia com o Dalai Lama, em homenagem conjunta às vítimas de Hiroshima) e principal opositor ao regime de Hosni Mubarak, em nome da defesa dos direitos universais das pessoas e, por outro lado, o facto dos cidadãos terem feito um cordão humano para proteger e defender o ímpar e precioso Museu do Cairo onde a história da civilização da Mesopotâmia, do Mediterrâneo e do Egipto guarda muito do melhor que a Humanidade preserva da memória desses tempos... Que o Egipto solte amarras rumo a uma democracia possível, desejável e justa para todos, capaz de viabilizar um Mediterrâneo de Paz e de Cidadania, é o que todos desejamos... para que a Revolução do Jasmin se cumpra - como o símbolo a que recorreu, colocando flores na ponta das espingardas... Não deixem perverter a Revolução! Viva a Luta pela Democracia no Magrebe!

8 comentários:

  1. Viva! Amiga :))

    De tudo o que Abril abriu
    ainda pouco se disse
    um menino que sorriu
    uma porta que se abrisse
    um fruto que se expandiu
    um pão que se repartisse
    um capitão que seguiu
    o que a história lhe predisse
    e entre vinhas sobredos
    vales socalcos searas
    serras atalhos veredas
    lezírias e praias claras
    um povo que levantava
    sobre um rio de pobreza
    a bandeira em que ondulava
    a sua própria grandeza!
    De tudo o que Abril abriu
    ainda pouco se disse
    e só nos faltava agora
    que este Abril não se cumprisse.(...)
    José Carlos Ary dos Santos

    Ramos de Jasmin e Cravos Vermelhos
    M.José

    ResponderEliminar
  2. Corre pelo mundo árabe, um vendaval de esperança. Esperemos que a democracia vença as ditaduras e os povos vençam as oligarquias que os oprimem e desgovernam. Um abraço e obrigado pela visita.
    Raimundo Narciso

    ResponderEliminar
  3. Caríssima amiga Ana Paula Fitas,

    Na altura em que o Egipto está a ferro e fogo esperamos que a Revolução pacífica singre rapidamente. Esperamos que a Administração Obama faça mais do que passar um cartão amarelo à impossibilidade dos egípcios usarem a internet e os celulares, que são instrumentos fundamentais da liberdade de expressão das democracias, decretada por H. Mubarak. O Presidente autocrata parece disposto a resistir à vontade de mudança da população egípcia. É importante que a comunidade internacional pressione Mubarak a resignar do seu cargo para abrir a sociedade egípcia à liberdade e à paz!

    Subscrevo inteiramente as avisadas palavras da Ana em relação ao magnífico Museu do Cairo e à odiosa prisão de mais um Prémio Nobel da Paz por parte de regimes que não se reconhecem na cartilha dos Direitos Humanos.

    Saudações cordiais, Nuno Sotto Mayor Ferrão
    www.cronicasdoprofessorferrao.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
  4. Parece-me que a revolução começou e que vai continuar até que os agarrados ao poder saiam e entrem as novas correntes de pensamento e uma economia mais forte.
    De que lado está a força...??

    ResponderEliminar
  5. Minha querida Amiga :)))
    Obrigado!!!! ... que melhor expressão de feliz e sincera solidariedade podemos dar ao Egipto, à Tunísia e ao Magrebe para além da partilha do nosso inesquecível Abril onde os cravos invadiram a ponta das baionetas e fizeram o milagre de uma Revolução que mantemos firme na memória e nos valores?... Obrigado pelo poema de Ary que tanta força daria aos que agora, lá nas terras do Nilo lutam por uma vida melhor e mais justa para todos!
    Ramos de Jasmin, Minha Amiga... e muitos, muitos Cravos até que de Janeiro a Abril e por todos os meses do calendário, os povos se vão libertando da opressão das ditaduras e da miséria... Bjs :)

    ResponderEliminar
  6. Caro Raimundo Narciso,
    Eu nem tenho palavras para lhe agradecer a expressão feliz que tenho a honra de aqui ler, registada pela sua própria mão: "Corre pelo mundo árabe, um vendaval de esperança."! Pois corre, meu amigo! Corre por lá e anima-nos por cá! Pela Liberdade, a Dignidade, a Justiça Social e o Aperfeiçoamento Democrático que temos que continuar a inventar e a construir, firmes e solidários! Do fundo do coração, façamos votos para que a Democracia seja o merecido culminar da vitória da justa luta dos povos magrebinos!
    Sou eu quem agradece, sinceramente, a visita e a presença!
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  7. Carissimo Nuno Sotto Mayor Ferrão,
    Permita-me que subscreva as suas lúcidas e oportunas palavras que, como sempre, enriquecem o nosso pensar e a nossa mensagem!
    ... e receba, com a consideração e a amizade de sempre, as minhas melhores saudações.

    ResponderEliminar
  8. Caro Luís Coelho,
    Obrigado por estar por aqui :)
    ... sim, é verdade... foi essa a revolução que o povo, saindo à rua - como bem diz a canção! - veio fazer e exigir... vamos ver agora, da força com que enfrentarão, pacificamente e pela razão, a força das "lapas" no poder!
    Um abraço.

    ResponderEliminar