segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Roménia - Coragem Cigana no Elo Mais Fraco de uma Europa com Pés de Barro...


A Roménia é um país pobre, cuja sociedade sobrevive sobre uma economia desmantelada... por isso, a sua população, nomeadamente a que tem origens ciganas e rurais, emigra sem reservas, alicerçada na esperança de uma vida melhor e exposta à exploração de redes de emigração ilegal sem escrúpulos que "despejam" pessoas em espaços de que desconhecem a língua e as dificuldades de emprego. O caso dos 30 emigrantes que residiram em Almada em condições infra-humanas é disso um exemplo (ler aqui)... um exemplo trágico que apenas fez história porque um grupo de cidadãos os decidiu ajudar a regressar à terra-natal em que, apesar da pobreza e do desemprego, têm família e um domínio maior das hipóteses locais de sobrevivência. A Roménia é o rosto dramático de uma Europa que espreita sob o fantasma do desemprego massivo que as crises anónimas do mercado arrastam, devorando corpo e alma dos humanos que somos. Hoje, em Portugal, a taxa de emigração atinge os níveis dos anos 60 do século XX... e quando se conhecerem os números efectivos da mobilidade humana e das migrações no espaço europeu, ficaremos a conhecer a realidade em que respiram os europeus, para além da atmosfera que a mediatização social e política nos deixa respirar... Hoje, a Roménia, amanhã muitos mais... A reforma europeia é urgente - dizemo-lo todos!... urge agora realizá-la para que a coragem dos que arriscam lutar por uma vida melhor se não transforme no pesadelo que ninguém quer viver!

3 comentários:

  1. Olá, Ana,
    (O que eu gosto do Kusturica). As condições estavam à vista, como refere, "infra-humanas", mas reparei também, ao longo de uma entrevista (já nem sei em que telejornal), no nosso português. Deixou claro que não os desejava naquele espaço moribundo. Não havia conversas para ninguém e eles que guardassem as roupas bem longe do seu espaço. Que des-humanidade!
    Em Outubro a Roménia tinha uma inflação (apresentada pelo IHPC) de 7,9% (consequência do aumento de IVA em Julho), mas a Hungria, a Letónia, a Bulgária, etc., para lá caminham, pois têm o rácio de crédito elevadíssimo!...
    O meu abraço.

    ResponderEliminar
  2. Jeune Dame :)
    Obrigado... que mais posso dizer senão agradecer o reiterar competente e sério das palavras que aqui deixa partilhadas?... Obrigado!
    O meu abraço, Jeune Dame e... que 2011 seja, como bem merece, um Bom Ano :)

    ResponderEliminar
  3. Saravah, :)

    Oxalá, em 2011 todas as minorias sejam descongeladas.

    M.José

    ResponderEliminar