quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

A Crise - entre o mérito de Obama e a política em Portugal...

Não ouvi mas, pelo que Carlos Santos descreve e comenta em O Valor das Ideias, o discurso de Obama relançou a esperança e renovou a concentração nacional de esforços no combate contra a crise e o desemprego, sem demagogia e com seriedade. Não me surpreende. Desde que, em Outubro de 2007, li "A Audácia da Esperança" compreendi que Barack Obama tem um perfil carismático de cidadão culto, inteligente e rigoroso, cuja auto-confiança assenta num forte sentido ético valorizador da causa e do serviço público... um homem que conhece demasiado bem a realidade americana para a não levar a sério, consciente dos custos sociais dos modelos económicos vigentes e determinado em devolver os EUA ao povo americano. Por isso, congratulo-me com o sucesso do seu discurso de ontem... Obama merece e nos tempos que correm, precisamos desesperadamente de determinação e confiança!... ocorre-me, neste contexto, que, ao contrário do que está a acontecer em muitos países, em Portugal, apesar da dimensão e fragilidade da nossa economia, a crise surge como oportunidade para o empenho da oposição no divisionismo e no ataque político gratuito, sem alternativas e simplesmente demagógico... é pena!... seria útil, positivo e naturalmente preferível, podermos constatar a maturidade política entre os que se perfilam para ascender a representantes de uma população cujos interesses não são a sua primeira prioridade... seria, por isso, interessante perguntar e ouvir essa mesma população sobre se pretende que o seus representantes sejam apenas bons demagogos ou políticos competentes com sentido de responsabilidade e de Estado... esclareça-se que a diferença entre uns e outros consiste na viabilidade das soluções económico-financeiras apresentadas e na política social que lhes pode ser associada!

2 comentários:

  1. Cara Ana,

    Parabéns por este espaço. Digo-o sem qualquer relação com a simpática menção que faz ao meu blogue. Estive a explorá-lo e merece seguramente visitas com calma. Já o inseri na minha lista no blogue. E mais logo (noite) vou escrever um post sobre ele. Tem análises aqui que sinceramente aplaudo.
    Um abraço,
    CS

    ResponderEliminar
  2. Estimado Carlos,
    Muito obrigado pelas suas palavras, gratificantes nomeadamente pela qualidade e o mérito que lhe reconheço através do que vou lendo no seu blogue que considero um contributo valioso para a blogosfera e que, naturalmente, tenho vindo a seguir com a maior atenção. Aproveito para lhe agradecer não só a integração na sua lista de blogues como, por antecipação, o post que anuncia e que muito me honra.
    Um abraço,
    Ana Paula Fitas

    ResponderEliminar